Cagece recupera cerca de 500 litros com recirculação de água no Gavião

A recirculação de água na estação de tratamento Gavião é uma das principais ações de segurança hídrica adotadas pelo Governo do Ceará, por meio da Cagece.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) passou a recuperar cerca de 500 litros de água por segundo por meio da recirculação das águas de lavagem dos filtros da estação de tratamento do Gavião. Inicialmente, quando implantado em 2016, o sistema recirculava apenas cerca de 250 litros.

“O aumento da capacidade da água recirculada da estação do Gavião se deu através da instalação de novos conjuntos motor-bomba e da construção de uma estação elevatória complementar”, afirma Tibúrcio Valeriano, gerente de Produção e Macrodistribuição da Cagece. Para a ampliação da vazão do sistema de recirculação foram investidos cerca de R$ 400 mil reais, receita própria da Cagece.

Ainda de acordo com ele, o mesmo volume recuperado da lavagem dos filtros tem contribuído para oferta de água em Fortaleza.

A recirculação de água na estação de tratamento Gavião é uma das principais ações de segurança hídrica adotadas pelo Governo do Ceará, por meio da Cagece. Na prática, o volume utilizado na lavagem dos filtros retorna ao início do processo de tratamento para, posteriormente, ser distribuído pelo sistema de abastecimento.

O aumento no volume recirculado pelo sistema é reflexo do esforço contínuo da companhia nas ações de convivência com a seca, independente do período de quadra chuvosa no estado.

Atendimento à Imprensa

Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)
Dalviane Pires
Renata Nunes
Contato: (85) 3101.1826 / (85) 9 8878.8932
E-mail: comunicacaocagece@gmail.com