Abastecimento de Aracati é garantido por poços

A população do município de Aracati pode ficar tranquila com relação ao abastecimento de água no município. É que a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) concluiu serviço de instalação de 11 poços tubulares, localizados na comunidade Cumbe, para abastecer a sede municipal. Do total de poços, cinco foram reativados e outros seis foram perfurados em 2017, no intuito de melhorar a oferta de água para a cidade.

“Na pior fase dessa crise de seca, Aracati tem hoje o seu abastecimento plenamente acontecendo, baseado na produção de água dos poços do Cumbe, que ficam a 12 km de distância da sede de Aracati. Os investimentos e ações realizados pela Cagece atendem as sugestões e demandas do Grupo de Contingência e também dos nossos clientes naquela cidade”, explica Hélder Cortez, diretor da Cagece para Unidades de Negócios do Interior.

Ao todo, Aracati conta agora com uma vazão de 350 m³ de água por hora para abastecer a população. O volume de água disponível, a partir da instalação dos poços, é mais que suficiente para atender de forma plena a necessidade de abastecimento do município. Com investimento de R$ 60 mil reais, a ação beneficia diretamente cerca de 52 mil pessoas.

Antes dos poços, o município de Aracati era abastecido com volume de água transferida pelo Canal do Trabalhador, a partir do sistema Jaguaribe.

CANOA QUEBRADA

Em Canoa Quebrada, praia de Aracati, a Cagece deu início a escavação de um poço para incrementar o abastecimento de água na localidade. Quando for concluído, o equipamento funcionará em caráter de teste para que a Cagece possa avaliar o desempenho do poço e definir sobre a viabilidade de novas perfurações.

De acordo com o coordenador de Operação Industrial da companhia, Renato de Melo, a expectativa é que o poço tenha uma capacidade de 5 a 15 metros cúbicos de água. Atualmente, Canoa Quebrada é abastecida por seis poços tubulares, localizados em Sítio Estevão. Juntos, os poços têm gerado uma vazão de 57,5 metros cúbicos de água por hora.

Por ser uma localidade com uma população flutuante, principalmente em feriados e período de férias, há momentos em que a demanda acaba sendo maior que a oferta. A população fixa de Canoa está estimada em cerca de 5 mil habitantes.

A população do município de Aracati pode ficar tranquila com relação ao abastecimento de água no município. É que a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) concluiu serviço de instalação de 11 poços tubulares, localizados na comunidade Cumbe, para abastecer a sede municipal. Do total de poços, cinco foram reativados e outros seis foram perfurados em 2017, no intuito de melhorar a oferta de água para a cidade. “Na pior fase dessa crise de seca, Aracati tem hoje o seu abastecimento plenamente acontecendo, baseado na produção de água dos poços do Cumbe, que ficam a 12 km de distância da sede de Aracati. Os investimentos e ações realizados pela Cagece atendem as sugestões e demandas do Grupo de Contingência e também dos nossos clientes naquela cidade”, explica Hélder Cortez, diretor da Cagece para Unidades de Negócios do Interior. Ao todo, Aracati conta agora com uma vazão de 350 m³ de água por hora para abastecer a população. O volume de água disponível, a partir da instalação dos poços, é mais que suficiente para atender de forma plena a necessidade de abastecimento do município. Com investimento de R$ 60 mil reais, a ação beneficia diretamente cerca de 52 mil pessoas. Antes dos poços, o município de Aracati era abastecido com volume de água transferida pelo Canal do Trabalhador, a partir do sistema Jaguaribe. CANOA QUEBRADA Em Canoa Quebrada, praia de Aracati, a Cagece deu início a escavação de um poço para incrementar o abastecimento de água na localidade. Quando for concluído, o equipamento funcionará em caráter de teste para que a Cagece possa avaliar o desempenho do poço e definir sobre a viabilidade de novas perfurações. De acordo com o coordenador de Operação Industrial da companhia, Renato de Melo, a expectativa é que o poço tenha uma capacidade de 5 a 15 metros cúbicos de água. Atualmente, Canoa Quebrada é abastecida por seis poços tubulares, localizados em Sítio Estevão. Juntos, os poços têm gerado uma vazão de 57,5 metros cúbicos de água por hora. Por ser uma localidade com uma população flutuante, principalmente em feriados e período de férias, há momentos em que a demanda acaba sendo maior que a oferta. A população fixa de Canoa está estimada em cerca de 5 mil habitantes.

Atendimento à Imprensa

Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)
Dalviane Pires
Renata Nunes
Contato: (85) 3101.1826 / (85) 9 8878.8932
E-mail: comunicacaocagece@gmail.com