Funceme realiza encontro com técnicos da Ematerce para discutir atividades do Monitor de Secas do Nordeste
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) realizou, na última sexta-feira (9), um encontro na sede da instituição com profissionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) para apresentar o Monitor de Secas do Nordeste e prospectar novos validadores para a ferramenta, que é uma experiência que reúne instituições federais e estaduais no monitoramento da situação de seca no Semiárido brasileiro.
A reunião é uma das etapas para o processo de fortalecimento dos resultados do Monitor, assim como para a colaboração dos setores agrícolas, por exemplo. Hoje, o processo tem a Agência Nacional de Águas (ANA) como instituição central, porém, busca mais parceiros para gerar ainda mais resultados.
Reunidos na sede da Funceme, os técnicos da Ematerce tiveram conhecimento de todo o processo de produção e validação dos mapas que são gerados mensalmente e disponibilizados no site e por meio de aplicativo gratuito para celular. Após o encontro, os participantes preencheram um formulário que servirá de base para a prospecção de novos validadores, a partir dos próprios interesses do setor da agricultura.
De acordo com o coordenador estadual de irrigação da Ematerce, Nizomar Falcão, o encontro proporciona condições para melhorar a troca de informações entre o Estado e o agricultor cearense.
“É uma oportunidade única que a extensão rural está tendo de fornecer informações para a Funceme para que ela, junto a outros órgãos federais, incorpore em seus projetos demandas que são dos próprios agricultores. Demandas estas que são fundamentais para adquirir relevância na questão da convivência com o Semiárido”, pontuou Falcão.
Já o engenheiro agrônomo Itamar Teixeira afirmou que a reunião foi de grande importância para o desenvolvimento do Monitor de Secas e gestão dos recursos hídricos e agrícolas do Estado. “Foi muito interessante e esclarecedor, o que nos condiciona a uma participação mais efetiva neste processo de validação da ferramenta”, disse o técnico da Ematerce.
Com as indicações da Ematerce, a Funceme se reunirá com a ANA para apresentar os resultados do encontro e decidir as novas etapas do processo.
Atendimento à Imprensa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
Felipe Lima
Contato: (85) 3101.1099 / (85) 9 8727.1557 / (85) 9 8814.4194
E-mail: comunicacao@funceme.br