Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará é destaque no Fórum Mundial da Água, em Brasília

Programação do Fórum conta com a participação de gestores do Ceará em palestras e mesas de debates para apresentar e discutir a experiência do Estado na gestão dos recursos hídricos e na convivência com a seca.

 

Foto: Divulgação

Representantes dos órgãos ligados aos recursos hídricos no Governo do Ceará, participam até o próximo dia 23, do 8º Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília. O evento contará com a participação do secretário dos Recursos Hídricos Francisco Teixeira, o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio, além de gestores e técnicos da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

A experiência do Ceará na gestão dos recursos hídricos e na convivência com a seca será abordada em palestras e mesas de debate mediadas pelos gestores que participam (como painelistas e debatedores) durante a programação. Outros temas críticos relacionados aos recursos hídricos também serão abordados durante o fórum.

Hoje (20), de 9h às 12h, o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, participa como painelista na Sessão Paralela organizada pelo Banco Mundial para discutir Políticas para a Segurança Hídrica. A sessão tem como objetivo discutir os desafios e as medidas necessárias para  garantir a qualidade da gestão dos recursos hídricos e do tratamento do nexo água-energia-agricultura, e para promover a universalização dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitários nos meios urbano e rural, em um cenário de restrições fiscais e mudanças climáticas.

No mesmo horário, o Monitor de Secas, que é o processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca no Nordeste, será apresentado no Espaço Brasil durante a sessão “Dia do Clima”. Na ocasião, o presidente da Funceme, Eduardo Sávio, irá abordar os resultados que o processo vem conquistando, assim com suas possibilidades de desenvolvimento ao longo dos pŕoximos anos.

Na manhã desta terça-feira, a programação do fórum também conta com a participação do gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Cagece, Silvano Porto. Na oportunidade, o gerente apresenta, o espaço Brasil, as perspectivas de reúso e fontes alternativas de água.

Ainda hoje, a Funceme será responsável por uma sessão conjunta com a Agência Nacional das Águas (ANA) para discutir as atuais iniciativas para adaptação aos impactos das mudanças climáticas. Além de Eduardo Sávio Martins, o momento terá participação de dois pesquisadores da Universidade de Potsdam e um do Instituto de Tecnologia Karlsruhe, ambos da Alemanha.

Na quarta-feira (21), das 10h às 13h, a gerente de Saneamento Rural da Cagece, Otaciana Ribeiro, apresenta painel onde aborda os desafios e oportunidades para ampliar o acesso à água no Nordeste e também as experiências do Ceará com o modelo de Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar).

No período da tarde, de 14h às 16h, na Arena 1, o presidente da Funceme organiza uma sessão com o título “Eventos extremos: exemplos da relação entre ciência e políticas públicas nas Américas, Europa e África”. A sessão terá apresentações da África, Alemanha, Espanha, Israel, México, e Brasil, esta última experiência sendo apresentada por Martins.

“A ocorrência de eventos climáticos extremos está cada vez maior. A prestação de serviços adequados deve abordar tópicos transversais que incluem soluções científicas e a implementação por meio de políticas públicas. O planejamento resiliente a eventos climáticos do abastecimento de água e da prestação de serviços de saneamento precisa combinar esforços políticos e científicos para se garantir o fornecimento adequado de água durante períodos de seca”, adianta o gestor do órgão cearense.

Na quinta-feira (22), Eduardo Sávio, discute com representantes do Japão e do Banco Mundial, o projeto “Sistema de Monitoramento da Seca: um caso de estudos do Ceará”, das 8h às 9h30. Por fim, ainda no mesmo dia, a Funceme participará de uma nova sessão conjunto sob a coordenação da iniciativa alemã “Water Science Alliance”, com o tema ‘Escassez de água em Ambientes Semiáridos de nosso Planeta: Os principais desafios e desenvolvimentos recentes para a mitigação do risco”.

Este último evento acontecerá de 17h às 20h, na Sala 42. Além da Funceme, estarão presentes a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Federal do Ceará, (IFCE), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Ceará (UFC) e instituições da Alemanha.

 

Sobre o 8º Fórum Mundial da Água

O 8º Fórum Mundial da Água é organizado no Brasil pelo Conselho Mundial da Água (WWC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional de Águas (ANA), e pelo Governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é integrante do Comitê Organizador Nacional (CON).

As sete edições anteriores foram realizadas em Marrakesh (Marrocos, 1997), Haia (Holanda, 2000), Kyoto (Japão, 2003), Cidade do México (México, 2006), Istambul (Turquia, 2009), Marselha (França, 2012) e Gyeongju e Daegu (Coreia do Sul, 2015). Nesta edição, mais 7,5 mil pessoas de 150 países já confirmaram presença. Para mais detalhes, basta acessar o site do Fórum.

Atendimento à Imprensa

Governo do Ceará
Ana Martins
Contatos: 85 3466.4898 / 85 9 8902.6364
E-mails: anamartinsbsbrasil@gmail.com (ana.martins@gabgov.ce.gov.br

Sabrina Lima
Contatos: (85) 3466.4898 / (85) 9 8902.6369
E-mails: sabrina.lima@gabgov.ce.gov.br