Água Doce: Despesca de tanque de concentrado incrementa renda no assentamento Mundo Novo, em Russas

Além de garantir água de qualidade, o programa possibilita um incremento na renda dos moradores da comunidade, por meio da pesca.

Na tarde da última terça-feira (27), a alegria das mais de 70 famílias do Assentamento Mundo Novo, no distrito de lagoa Grande em Russas, foi causada pelo resultado da despesca dos tanques de concentrado do Programa Água Doce (PAD). Implantada em 2009 e reativada em 2012, A Unidade Demonstrativa tem o aproveitamento do rejeito como diferencial, além dela, apenas uma unidade em Tauá conta esse sistema produtivo. Desta forma, além de garantir água de qualidade, possibilita um incremento na renda dos moradores da comunidade, por meio da pesca.

No assentamento Mundo Novo, o sistema do Água Doce é composto por poço tubular, reservatório de água bruta, dessalinizador e reservatórios para água dessalinizada, além do taque de concentrado – rejeito salgado, separado da água para consumo humano. Esse tanque é propício para o cultivo de tilápia e, nesta semana, passou pela 18ª despesca, quando foram retiradas tilápias com até 1,2 quilos. Alimento que, além de atender a própria comunidade, também poderá ser comercializado.

Água Doce no Ceará

No Ceará, o ‘Água Doce’ foi implementado em 2012, quando o Ministério o Meio Ambiente, por meio da sua Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, celebrou convênio com o Governo do Estado, tendo a Secretaria dos Recursos Hídricos com executora.

Em quase cinco anos de Água Doce no Estado, 206 comunidades de 44 municípios já foram beneficiadas com sistemas de dessalinização. E outros 42 equipamentos estão em processo de implementação. Para tanto, terão sido investidos R$44.249.978,55 de recursos dos governos Federal e Estadual.

Atendimento à Imprensa

Secretaria de Recursos Hídricos (SRH)
Raquel Scarano
Contato: (85) 3101.4018 / (85) 9 9696.2927
E-mail: ascom@srh.ce.gov.br / raquel_scarano@hotmail.com