Fortaleza registra maiores chuvas do estado no intervalo de 24 horas

Dois postos localizados em Fortaleza registram, das 7h desta terça-feira (8) até as 7h desta quarta-feira (9), as maiores chuvas do Ceará. No posto Messejana, o observado foi de 55 milímetros, já no da Fundação Maria Nilva, na Água Fria, foi de 43 mm. Os dados são parciais.

De acordo com o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz, as precipitações na Capital, assim como em toda a faixa litorânea, se deram em decorrência da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que trouxe instabilidades para a região.

“A Zona está, desde ontem, mais próxima da costa e deve continuar contribuindo para a formação de chuvas no Estado pelo menos para os próximos três dias, principalmente no litoral e região da serra de Baturité”, explica o meteorologista da Funceme.

As precipitações observadas ao longo da madrugada e o início da manhã desta quarta-feira foram acompanhadas ainda de raios e trovões. Fritz explica que esta situação é comum quando nuvens de maior extensão são formadas, principalmente em elevadas altitudes, como a cumulonimbus.

Além das chuvas em Fortaleza, houve registros de precipitações em, pelo menos, outros 25 municípios. Sendo a maioria da faixa litorânea.

Acompanhe pelos Radares

Conforme observado nos radares meteorológicos da Funceme, as precipitações continuam a ocorrer ao longo desta quarta nos municípios que compõe o litoral cearense, incluindo a Capital. A previsão do tempo aponta nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte do Ceará e possibilidade no sul do estado. Para acessar a Rede Cearense de Radares, clique aqui.

Previsão do tempo

Já para esta quinta-feira (10), a previsão é de eventos de chuvas em todas as macrorregiões do Estado e, para a próxima sexta-feira (11), há possibilidade de precipitações também em todas as regiões do Ceará.

Atendimento à Imprensa

Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
Felipe Lima
Contato: (85) 3101.1099 / (85) 9 8727.1557 / (85) 9 8814.4194
E-mail: comunicacao@funceme.br