
Beberibe: Barragem Amarelas deve ser concluída antes da próxima quadra chuvosa
Retomada das obras foi autorizada na última quarta-feira (30), em Beberibe. Reservatório terá capacidade para armazenar 47,6 milhões de metros cúbicos de água
As águas da próxima quadra chuvosa já serão armazenadas pela Barragem Amarelas. A revelação foi feita na última quarta-feira (30) pelo secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, durante solenidade que marcou a retomada das obras de construção do reservatório. A Amarelas fica no distrito de Palmeiras, em Beberibe, litoral Leste do Ceará. Serão investidos R$ 13,5 milhões na construção do equipamento, que terá capacidade de acumular 47,6 milhões de metros cúbicos de água e preencherá um vazio hídrico naquela área do estado.
Segundo o secretário chefe da Casa Civil, Nelson Martins, a retomada da construção da Barragem Amarelas vem se somar a um pacote de obras e serviços determinado pelo governador Camilo Santana para Beberibe e para o Litoral Leste como um todo. “Podemos citar a duplicação da CE-040, a estrada Itapeim/Boqueirão do Cesário, e a implantação do Batalhão Raio da Polícia Militar. E essa barragem dará impulso não só à produção primária (agricultura irrigada, pecuária e piscicultura), mas também àquela que é verdadeira vocação dessa região do estado: o turismo”, disse.
O prefeito Padre Pedro, destacou o bom momento que vive o Estado do Ceará e, em particular, o município de Beberibe. “Desde o início da nossa gestão, o governador Camilo Santana tem se colocado como parceiro da nossa cidade”, destacou. “Quantos recursos e quantos benefícios nós já recebemos. Por tudo isso, nossa palavra não poderia ser outra que não gratidão. Levem essa mensagem ao nosso governador: essa obra é esperada há 22 anos. E, ele será o responsável pela materialização desse sonho”, disse.
A barragem
O Amarelas tem como finalidade principal o abastecimento de água da cidade de Beberibe, além possibilitar a utilização para a cidade de Fortim. O reservatório funcionará ainda como fonte de recursos hídricos para a irrigação de extensa área a jusante, graças à perenização do Riacho Ezequiel. Outro benefício gerado pela barragem será o desenvolvimento de atividades de piscicultura, proporcionando a criação de um polo de desenvolvimento regional.
A construção ficará a cargo da RFurlani Engenharia, com supervisão/fiscalização da Superintendência de Obras Hidráulicas do Ceará (Sohidra).
Compareceram ao evento, no Auditório do CVT – Centro Vocacional Tecnológico (CVT-Beberibe), os deputados Dedé Teixeira (estadual) e José Aírton Cirilo (Federal), vereadores e lideranças comunitárias de Beberibe.
Atendimento à Imprensa
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Henrique Silvestre
Contatos: (85) 3195.0718 / (85) 3195.0719 / (85) 9 8866.9963
E-mails: ascom@cogerh.com.br / henriques.silvestre@gmail.com