Abraço Jeri: 1.175 imóveis visitados em três meses de fiscalização

A campanha “Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente” completou três meses de atuação e já apresenta resultados positivos na Vila de Jericoacora. Desde que foi lançada, a campanha já realizou 1.175 visitas aos imóveis da Vila, com o objetivo de sensibilizar e fiscalizar para o uso responsável da água disponível, especialmente o uso de poços pr imóveis e empreendimentos, bem como a utilização adequada da rede de esgoto no local. A campanha visa alertar a população e os donos de empreendimentos para a preservação do Meio Ambiente.

A quantidade visitas realizadas representa 51.12% do total de imóveis localizados na Vila de Jericoacorara. Foram aplicados 22 termos de ocorrências, atualizado o cadastro de 253 imóveis. Durante as visitas, também foram identificados 96 empreendimentos com poços e 95 imóveis interligados à rede coletora, mas sem faturamento.

Sete poços foram embargados durante as ações de fiscalização.A ação é feita em conjunto com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH). “Com esse trabalho, a Cagece espera regularizar a situação de todos os clientes. A Vila está crescendo muito rapidamente e a infraestrutura não cresce na mesma velocidade. A ideia é com a ação dar uma sobrevida para o sistema, passar a conhecer as necessidades e a real contribuição, principalmente de esgoto no nosso sistema”, destacou Carlos Salmito, Superintendente de Negócio Norte da Cagece.

Ele acrescentou que ocorreu um aumento do consumo nos últimos anos, e a preocupação da Cagece é dar sustentabilidade à Vila, do ponto de vista de abastecimento de água e de coleta de esgoto. Outra preocupação da companhia diz respeito ao aumento do número de poços perfurados na vila. Esse fator pode causar uma intrusão salina, além do risco de contaminação dos poços que a Cagece utiliza para o abastecimento. “O subsolo pode não suportar a quantidade de poços e começar a haver intrusão salina. Como a área está dentro do parque, não tem outra fonte hídrica”, pontuou.

Fiscalização

Equipes trabalham integradas na fiscalização de imóveis em Jericoacoara

Além das ações previstas na campanha “Abraço Jeri”, encontram-se em andamento projetos de melhorias nos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de Jericoacoara, bem como, de universalização desses serviços na vila. Os projetos foram submetidos ao Ibama para liberação da licença ambiental e permissão de execução das melhorias e das obras.

De acordo com Salmito, a estação de tratamento de água projetada para Jericoacoara tem tecnologia de última geração. “O processo de tratamento de água que está previsto pra Jericoacoara é o que tem de mais moderno hoje no mercado. Da mesma forma, na área de esgoto. Estamos pensando no tratamento terciário, que é o tratamento de efluente. Então tudo que está previsto pra lá é o que tem de mais moderno”.

Atendimento à Imprensa

Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)
Dalviane Pires
Renata Nunes
Contato: (85) 3101.1826 / (85) 9 8878.8932
E-mail: comunicacaocagece@gmail.com