
Combate a vazamentos gera economia de 20 milhões de litros de água por dia em Fortalezas e RMF
Ações de intensificação de caça e combate à vazamentos realizado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) em Fortaleza e Região Metropolitana permitiu reduzir
em 40% o tempo médio de resolução das ocorrências
Desde que iniciou o trabalho de intensificação de combate e retira de vazamentos na rede de distribuição de água, a Companhia de água e Esgoto do Ceará (Cagece), conseguiu obter resultados significativos, como a economia de 241 litros de água por segundo em Fortaleza e Região Metropolitana, o que corresponde a mais de 20 milhões de litros de água por dia.
Com o trabalho, que teve início em 2016 como parte das metas estabelecidas no Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza, a Cagece conseguiu reduzir 40% do tempo médio de resolução, passando a executar a retirada em até 8 horas. As agências reguladoras do estado estabelecem um prazo de 24 horas para a execução da retirada do vazamento nas redes de abastecimento. Com isso, a companhia conseguiu alcançar e ultrapassar em 20% a meta estabelecida pelo estado.
Para garantir a otimização do serviço, cada uma das 37 equipes que atuam em campo dispõem de modernos equipamentos de detecção, como geofones eletrônicos, hastes de escuta, válvulas geradoras de ondas e correlacionador de ruídos, um aparelho capaz de indicar com precisão a existência de vazamentos.
Parceria com a população
A eficácia no combate aos vazamentos tem contado também com o auxílio da população. Através dos canais de comunicação, os clientes informam as ocorrências mais rapidamente, permitindo a ação mais ágil da companhia. Foram realizados mais de 800 atendimentos online somente através da Gesse, assistente virtual da companhia. Pelo aplicativo Cagece Mobile, a Cagece recebe mensalmente, em média, cerca de 200 contatos, dos quais 48,17% são indicações de vazamentos.
Novos projetos
Como forma de otimizar a distribuição de água, no segundo semestre de 2018 a companhia iniciou a licitação do projeto Distritos de Medição e Controle (DMCs), que propõe a divisão dos setores de abastecimento existentes para um gerenciamento mais direcionado das tubulações. De acordo com o gerente de controle de perdas da Cagece, Jorge Medeiros, a previsão é de que os dois primeiros distritos sejam instalados até o primeiro semestre de 2020.
“É uma setorização, quebrar o setor grande em outros pequenos e garantir que toda a água só vá circular na região que será delimitada”, explica. Esse trabalho permitirá ações mais efetivas no combate a perdas de água, evitando assim demoras na retirada de vazamentos, diminuição de pressão, descontinuidade, entre outras situações que prejudicam o abastecimento.
Atendimento à Imprensa
Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)
Dalviane Pires
Renata Nunes
Contato: (85) 3101.1826 / (85) 9 8878.8932
E-mail: comunicacaocagece@gmail.com