
Cogerh aciona Estação de Bombeamento no Açude Pacoti
Conjunto de 20 bombas mantém o nível de transferência de água para os açudes Riachão e Gavião, que garantem a normalidade do abastecimento da RMF
A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) voltou a operar a Estação de Bombeamento Pacoti Auxiliar. A operação ocorre em razão do baixo nível do açude Pacoti, que compromete a transferência gravitária para os açudes Riachão e Gavião. A estação é composta por 20 conjuntos de motobombas que recalcam 10 metros cúbicos de água por segundo.
“A Estação de Bombeamento Pacoti havia sido acionada pela última vez na crise de 1998-2000. Desde então ela esteve desligada em função dos níveis dos reservatórios. Nesse período, do ano 2000 até 2016 nos mantivemos a estação operacional, embora desligada. Mas foi fundamental o trabalho de manutenção para que, nessa nova crise, tivéssemos condições de voltar a operar e, com isso manter o sistema de abastecimento da Grande Fortaleza sem transtornos”, explica Bruno Rebouças, diretor de Operações da Cogerh.
Bruno explica ainda que a estação do Pacoti é um sistema estratégico, que precisa ser mantido mesmo quando não está sendo utilizado. “Em 2016 e 2017, quando os níveis baixaram, nós acionamos o sistema. Agora, novamente. Por isso a importância do planejamento em recursos hídricos”. O diretor ainda destaca a busca que o Sistema Estadual de Recursos Hídricos empeende no sentido de utilizar fontes alternativas de água para a Região Metropolitana de Fortaleza.
Dentre as novas fontes estão o aproveitamento de águas subterrâneas, a Barragem Maranguapinho (construída para controle de cheias e atualmente utilizada também para abastecimento), o reaproveitamento da água de lavagem dos filtros da Estação de Tratamento de Água Gavião (ETA Gavião). “Também não podemos perder de vista os projetos de reúso de água de esgoto e de dessalinização de água do mar, que estão em desenvolvimento”, destaca Bruno.
Níveis dos açudes
A estação do Pacoti
Saiba Mais
Atendimento à Imprensa
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Henrique Silvestre
Contatos: (85) 3195.0718 / (85) 3195.0719 / (85) 9 8866.9963
E-mails: ascom@cogerh.com.br / henriques.silvestre@gmail.com