
Previsão indica chuvas no Centro-Norte com possibilidade de maiores acumulados entre domingo e segunda
Foto: Marciel Bezerra
O litoral do Ceará, principalmente na parte leste, amanheceu com chuvas conforme já previsto pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O prognóstico atualizado nesta sexta-feira (14) reforça a continuidade das precipitações ao longo desta manhã, incluindo o território de Fortaleza.
O balanço parcial das chuvas entre as 7h desta quinta-feira (13) e as 7h desta sexta-feira (14) indica chuvas em, no mínimo, 25 municípios. As maiores, até o momento, foram em Ipaumirim (Posto Canaúna – 25 mm) e Beberibe (Posto Paripueira – 21,2 mm). Na Capital, o maior acumulado foi de 11,8 mm, no posto localizado em Messejana.
Previsão
Análise de imagem realizada pelos meteorologistas da Funceme aponta nebulosidade sobre o estado neste momento provocada por áreas de instabilidade que se formam sobre o oceano e se deslocam em direção ao continente. Ao longo desta sexta, a previsão para o Estado é de nebulosidade variável com chuvas isoladas no Centro-Norte, com possibilidade nas demais áreas.
Os resultados de modelos numéricos de previsão regionais e globais obtidos na manhã de hoje indicam cenário semelhante neste sábado com acumulados mais consideráveis entre a noite de domingo (16) e a madrugada de segunda-feira (17).
“Já havíamos indicado que, após dois dias de chuvas escassas, condições mais favoráveis iriam se formar neste fim de semana. Hoje, observamos que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aproximou-se da costa do Ceará e, entre domingo e segunda, a umidade do ar nos níveis médios da atmosfera fique ainda mais alta, colaborando para precipitações”, explica o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz.
Apesar da previsão realizada para hoje e os próximos dois dias, a instituição recomenda o acompanhamento das atualizações por meio do site da Funceme e/ou através dos aplicativos como o Funceme Tempo, disponível gratuitamente para Android e iOS (Veja abaixo)
Temperatura
Com 37,8°C, Jaguaribe, município da região Jaguaribana, localizada ao leste do Ceará, registrou a 2ª maior temperatura máxima do País no intervalo de 24 horas entre a manhã de quinta e a desta sexta, ficando atrás somente de Vila Militar, no Rio de Janeiro, onde foi observado 37,9°C segundo dados das Estações Automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No Estado, as mínimas aconteceram em Tauá, com 18,2°C, e Guaramiranga, com 19,3°C.
Funceme Tempo
Acompanhe diariamente as informações meteorológicas do Ceará e Nordeste pelos aplicativos disponíveis no portal da Funceme. Para conhecer e baixar as ferramentas clique aqui.
Atendimento à Imprensa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
Felipe Lima
Contato: (85) 3101.1099 / (85) 9 8727.1557 / (85) 9 8814.4194
E-mail: comunicacao@funceme.br