Adutora de Aurora: um salto qualitativo no abastecimento de água para população
Adutora construída em Aurora trouxe avanços na prestação dos serviços de abastecimento de água no município, com mais qualidade de vida e satisfação para os moradores da cidade
Por Érica Bandeira
Fotos: Nivia Uchôa e Érica Bandeira
Damião Ferreira, 52, é morador de Aurora e, há um ano e meio, sequer imaginava que o abastecimento de água na cidade daria um salto qualitativo após a instalação de uma nova adutora para transportar água do açude Cachoeira até a sede do município. “A água melhorou muito e agora chega com uma ótima qualidade. A instalação dessa adutora não só foi importante, como necessária”, destaca o morador.
Inaugurada em julho de 2017 pelo Governo do Ceará, a adutora era um desejo antigo da população de Aurora e foi tratada com prioridade durante a primeira gestão do governador Camilo Santana devido a importância para otimização do serviço de abastecimento na cidade.
A água melhorou muito e agora chega com uma ótima qualidade. A instalação dessa adutora não só foi importante, como necessária
Construída pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), em parceria com o Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a adutora possui extensão de cerca de 3.500 quilômetros e leva água do açude Cachoeira por meio de captação flutuante para a estação de tratamento de água da Cagece que distribui para a sede do município.
Com investimentos na ordem de R$ 1 milhão, além de garantir a qualidade da água, a instalação da adutora também permitiu reduzir as perdas de água por evaporação, preservando os recursos disponíveis, especialmente diante da escassez hídrica que o estado tem atravessa.
De acordo com o coordenador de operações industriais da Cagece, Renato Silva, “ao percorrer esta distância de mais de três quilômetros a céu aberto, associado as altas temperaturas nos meses mais quentes, ocorria uma grande perda do volume liberado pelo açude com a evaporação e a absorção do solo, sendo necessário o aumento da vazão utilizada para que houvesse velocidade suficiente para a água chegar ao ponto de captação. Este processo interfere na quantidade de água armazenada no açude, diminuindo a reserva hídrica diante de um cenário preocupante de escassez. Depois da adutora, nós conseguimos preservar ainda mais o volume de água do açude Cachoeira”, explicou.
Cidadãos satisfeitos
A água que chega até as residência também é contentamento para a população. Ao mencionar a obra da adutora, moradores de Aurora reagem positivamente e ressaltam com ênfase a importância para a satisfação com os serviços de abastecimento de água. Para o servidor público Luiz Auceli, 25, a melhoria é perceptível. “Com certeza melhorou, a gente percebe que a água chega com uma pureza maior, mais cristalina. Estou satisfeito. A gente sabe que a água que vem pela adutora tem uma proteção maior”, disse.
Da mesma forma, a costureira Maria Vilani dos Santos avalia a instalação da adutora como positiva: “o nosso abastecimento melhorou muito, hoje está ótimo. A água que vem da torneira já está a contento”.
Distribuição de água otimizada
O resultado da construção da adutora também já pode ser percebido pela redução no número de reclamações recebidas pela Cagece. Conforme o gestor do núcleo da companhia em Aurora, Clebson Batista, “o índice de reclamação melhorou bastante, reduzindo em cerca de 90%. A população está mais satisfeita com os serviços da Cagece aqui em Aurora”, contou.
%
Redução no número de reclamações
A instalação da adutora no açude Cachoeira também refletiu em economia da energia gerada pela bomba de captação. “Embora o percurso seja mais distante para o bombeamento, com a bomba alocada diretamente no açude Cachoeira, tivemos uma economia de energia na captação, é aproveitado o potencial necessário da bomba na captação, sem gastos extras”, explicou o gestor do núcleo.
O operador da Cagece na cidade, Claésso Oliveira, recorda a participação no processo de instalação da tubulação da adutora. “Foi muito bom, era um sonho que a gente tinha. Dávamos suporte às equipes que vinham fazer o trabalho. Ajudávamos no despacho do material, auxiliávamos no local, sempre prestando apoio. Depois que foi concluído, veio aquele sentimento de sonho realizado, tanto a realização como funcionário, como também pela população”, relembrou.
As melhorias com a adutora também foram percebidas no processo de tratamento da água, para o operador de água, Antônio Duarte, 59, a água que chega até a estação de tratamento tem uma qualidade maior. “A melhoria na qualidade da distribuição de água em Aurora foi visível. Refletiu, inclusive, nos processos de tratamento aqui na estação, que passou a ser mais simples, já que agora a água sofre menos interferências externas.”
A adutora de Aurora trouxe avanços na prestação dos serviços de abastecimento de água no município, com mais qualidade de vida e satisfação para os moradores da cidade, gerando economia e garantindo a preservação dos recursos hídricos.
A melhoria na qualidade da distribuição de água em Aurora foi visível. Refletiu, inclusive, nos processos de tratamento aqui na estação, que passou a ser mais simples, já que agora a água sofre menos interferências externas
Foi muito bom, era um sonho que a gente tinha. Depois que foi concluída a adutora, veio aquele sentimento de sonho realizado, tanto a realização como funcionário, como também pela população
Saiba Mais
Localizada na região do Cariri, na Bacia do Salgado, Aurora possui população estimada em 25 mil habitantes (dados IBGE) que são atendidos com abastecimento de água pela Cagece.
Atendimento à Imprensa
Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)
Dalviane Pires
Atendimento no Cariri
Érica Bandeira
Contato: (88) 99702.3456
E-mail: comunicacaocagece1@gmail.com