
Com 140 e 130 milímetros, Abaiara e Crato registram suas maiores chuvas de 2019
Foto: Marciel Bezerra
Os municípios de Abaiara e do Crato, ambos localizados na macrorregião do Cariri, registraram, no intervalo entre as 7h desta quarta (3) e as 7h desta quinta-feira (4), suas maiores chuvas do ano, conforme informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Em Abaiara, o observado foi de 140 milímetros e registrado no posto pluviométrico da sede do município. Até então, o maior registro havia sido entre os dias 23 e 24 do mês de março. Já a maior precipitação de Crato havia acontecido no entre os dias 18 e 19 de março, com 120 mm, no posto Lameiro. Porém, entre ontem e hoje, foram observados 130 mm, também no mesmo posto pluviométrico.
Além de Crato, outros municípios da macrorregião localizada no extremo sul cearense também tiveram acumulados expressivos entre ontem e hoje. Em Brejo Santo, o observado foi de 124 mm e, em Farias Brito, 70 mm.
Até o início da manhã desta quinta-feira , a rede de observadores havia informado registros em, pelo menos, 116 municípios. Os dados são parciais e serão atualizados ao longo do dia. Para acompanhar, basta acessar o endereço www.funceme.br/calendário.
Previsão
A previsão do tempo para esta quinta é de céu nublado com eventos de chuva em todas as macrorregiões, conforme análise da Funceme realizada na manhã de hoje.
Conforme análise da imagem de satélite, neste momento, há nuvens sobre o território do Ceará, principalmente sobre a porção ao norte. Essa nebulosidade está relacionada à instabilidade causada pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está posicionada próximo ao norte do Nordeste. Já no leste da região, os meteorologistas observam a presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN). Esses sistemas estão contribuindo para a ocorrência de precipitações.
Para hoje, a cobertura de nuvens será constante e as precipitações deverão atingir mais de 50% da área sob previsão.
Já para esta sexta (5), a tendência é de nebulosidade variável com eventos de chuva no Litoral Norte, na Ibiapaba, no Sertão Central e Inhamuns e no Cariri. Nas demais regiões, chuvas isoladas, isto é, as precipitações deverão atingir de 20% a 50% da área.
Atendimento à Imprensa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
Felipe Lima
Contato: (85) 3101.1099 / (85) 9 8727.1557 / (85) 9 8814.4194
E-mail: comunicacao@funceme.br