
Segunda segue com céu mais claro em todas as macrorregiões; chuvas devem retornar entre terça e quarta-feira
O Ceará segue com predomínio de nebulosidade variável nesta segunda-feira (6), segundo a previsão do tempo atualizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã de hoje.
As análises realizadas pelos meteorologistas mostram que, para hoje, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) permanece afastada da costa norte da região Nordeste, o que acarreta em condições desfavoráveis às chuvas em todas as regiões ao longo do dia. No entanto, há uma tendência retorno das precipitações a partir desta terça-feira (7), principalmente em áreas do centro-norte do estado.
“De um modo geral, a semana deve ser de chuva mais concentradas principalmente no norte do Ceará, mas não está descartada a ocorrência de precipitações em áreas do sul do estado”, comenta o meteorologista Raul Fritz.
Para amanhã, a previsão é de eventos de chuvas no centro-norte. Nas demais áreas, nebulosidade variável com possibilidade de chuva.
Apesar do cenário apontado hoje, a Funceme realizará novas análises e, se necessário, indicará mudanças na previsão do tempo.
BALANÇO
Após um início de mês de chuvoso, o último fim de semana foi de precipitações bastante reduzidas no Ceará, conforme já havia adiantado a Funceme.
Entre a última sexta-feira (3) e o sábado (4), foram registradas precipitações em apenas dois municípios: Acarape (6 mm) e Maranguape (2,8 mm). Já entre o sábado e este domingo (5), o posto pluviométrico de Lacerda, em Quixeramobim, teve chuva de 25 milímetros, sendo este o único registro informado referente aquele intervalo de 24 horas. Os dados são preliminares e serão atualizados ao longo de hoje.
Já no balanço mais recente, que se refere ao intervalo entre as 7h de ontem e as 7h desta segunda-feira (6), a rede de observadores da Funceme indicou chuvas em, pelo menos, 24 municípios. Os maiores acumulados foram em Acaraú (28 mm), Moraújo (15 mm) e Camocim (10,3 mm).
MAIO
Entre os meses da quadra chuvosa, maio é que com menor média histórica: 90,6 milímetros. Nos prognósticos divulgados pela Funceme, a redução dos acumulados já era esperada entre abril e este mês.
Apesar do balanço parcial indicar precipitações dentro da média para todo o período de chuvas, dos 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 73 estão com volume abaixo dos 30%.
Atendimento à Imprensa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
Felipe Lima
Contato: (85) 3101.1099 / (85) 9 8727.1557 / (85) 9 8814.4194
E-mail: comunicacao@funceme.br