Crateús: Estação de Tratamento de Água ganha revitalização por meio de grafite

A iniciativa faz parte das ações de revitalização que vêm sendo feitas nos prédios e fachadas da Unidade de Negócios da Cagece para a Bacia do Parnaíba.

Escrita inscrita nas paredes e composta por cor, linguagem, textura, arte e intervenção. São esses os elementos que representam a nova fachada da Estação de Tratamento de Água (ETA) Poty, em Crateús. Os muros da estação receberam, esta semana, intervenção artística com artes do grafite. A iniciativa faz parte das ações de revitalização que vêm sendo feitas nos prédios e fachadas da Unidade de Negócios da Cagece para a Bacia do Parnaíba.

As artes são assinadas pelo artista local, João Henrique Diniz, apelidado de ”Bisouro”. Com traços leves, alegres e coloridos, o painel no muro da ETA Poty é composto por algumas temáticas, como: “A pescadora de água”, que faz alusão à esperança em meio ao cenário crítico da seca e estiagem; “O mensageiro dos deuses” personagem baseado na mitologia grega, porém adaptado ao estilo do homem sertanejo; A dialética “Guerra pela Paz”; como também uma ilustração que expressa à relação entre o homem e os animais, na perspectiva da convivência e do respeito mútuo. Na estação, os desenhos ocupam toda a extensão da fachada da ETA, localizada na Rua Humberto Campos, no bairro Planalto, em Crateús.

Para Dalmo Barreto, gerente da Unidade, as pinturas são uma forma de aproximar à comunidade, fugindo um pouco da padronização de algumas estruturas da companhia. “As pinturas geram um ambiente mais atraente, alegre e colorido. Essas ações partiram de um conjunto de iniciativas da equipe que compõe a Unidade da Cagece na região. A parceria conta com o trabalho de artistas locais e regionais, no qual apresentam propostas para a execução das intervenções. Durante os trabalhos, o artista fica livre para realizar as ações de acordo com a sua marca e personalidade”, explica.

Arte urbana

Vista aérea da ETA Poty, em Crateús, após ação de revitalização com grafite

Segundo o colaborador da Cagece, Márnio Soares, as artes em grafite feitas na fachada da Estação deram vida ao local. “Vejo com muito entusiasmo todo esse colorido em grafite, essa arte, que transforma a atmosfera do ambiente. Isso faz a gente viajar, refletir sobre nossas percepções pessoais e ainda proporciona no ambiente a interatividade com a comunidade”, destaca.

Para o artista local, Bisouro, o grafite é composto de expressões artísticas democráticas que promove a interação com todos, sem muros como nos museus e galerias. “Não se trata apenas de pinturas ou de estética, a ideia é provocar e chamar atenção de quem passa. O que eu faço são apenas conexões de temas, objetos, lugares, seres, emoções etc. O resultado é um misto de sentimentos direcionado para um pensamento”, relata.

Além da ETA Poty, a Cagece vem realizando intervenções semelhantes em reservatórios, unidades e em outras estações da companhia. A Unidade da Bacia da Parnaíba recebeu ainda este ano, pinturas na fachada da entrada da sede da Unidade. Em Fortaleza, a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) no bairro Lagamar, também recebeu uma intervenção artística no muro da estação. Ações como essas renova a valorização do grafite como uma forma de dar “vida” aos locais.

Atendimento à Imprensa

Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)
Dalviane Pires

Atendimento
Renata Nunes
Contato: (85) 3101.1826 / (85) 9 8878.8932
E-mail: comunicacaocagece@gmail.com