
Comitê das Bacias Hidrográficas da RMF realiza encontro de renovação
Ajudar a definir os rumos da gestão das águas nas bacias hidrográficas da RMF, resolver impasses hídricos e garantir a segurança hídrica podem ser bons motivos para integrar o Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza. Tarefas como estas são de suma importância na gestão dos recursos hídricos, principalmente em tempos de maior estiagem. No Estado, esse papel cabe aos Comitês de Bacias Hidrográficas, cuja representação se dá em diferentes setores da sociedade, divididos entre usuários de água, sociedade civil e poder público.
Atualmente, diversos Comitês de Bacias estão em processo de renovação, conforme determina a política estadual de gestão dos recursos hídricos. O Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza é um deles. Prestes a renovar os 60 membros que compõem o colegiado, a Cogerh (Gerência Metropolitana) promove nesta quarta-feira (20) o IV Encontro Regional de Renovação da RMF, destinado a instituições que desejem pleitear uma vaga no Comitê. O evento ocorre na sede da Cogerh (Rua Adualdo Batista, 1550) a partir das 8h30.
Podem concorrer instituições do poder público, representantes da sociedade civil e usuários de água que tiverem atuação na região das Bacias Metropolitanas. O encontro desta quarta é destinado ao território que engloba os municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, São Gonçalo do Amarante, Maranguape, Guaiuba, Horizonte, Chorozinho, Pacajus, Itaitinga e Pacatuba. As entidades interessadas devem reunir a documentação necessária (e descrita no edital de convocação AQUI. e apresentar durante o seminário desta quarta. A programação do evento vai englobar temas como o papel do Comitê e os problemas da Bacia.
No segmento sociedade civil e usuários, as instituições deverão desenvolver atividades relacionadas à gestão dos recursos hídricos e meio ambiente.O processo de renovação do Comitê da RMF se encerra no próximo dia 15 de janeiro de 2020, durante o Seminário de Renovação, promovido pela Cogerh. Na ocasião, serão eleitos e empossados os novos membros do colegiado.
Bacias metropolitanas
As bacias metropolitanas representam um conjunto de 16 microbacias, cobrindo uma área de 15.085km2 distribuídas em 31 municípios cearenses. As Bacias Meptropolitanas se sobressaltam como um desafio para a gestão das águas em virtude da grande concentração urbana e industrial e de uma complexa rede de relações socioeconômicas, onde os interesses dos usuários de água, da sociedade civil e do poder público ultrapassam nos aspectos de gerenciamento dos recursos hídricos, a lógica de organização de uma bacia hidrográfica.
Como funcionam os Comitês de Bacias Hidrográficas
Os Comitês de Bacias (CBHs) são órgãos colegiados que fazem parte do Sistema Integrado de Gestão dos Recursos Hídricos (SIGERH), com atribuições consultivas e deliberativas, atuando na bacia ou sub-bacia hidrográfica de sua jurisdição, com representação da sociedade civil, usuários, poder público municipal, estadual e federal conforme decreto no 26.462 de 13/12/2001. No Ceará, as doze bacias hidrográficas existentes, já tem Comitês instalados. divididos em diversas regões do território cearense. Tais entidades tem como secretaria-executiva a Cogerh, que presta constante apoio técnico, logístico, científico e financeiro aos Comitês.
Serviço
IV Encontro Regional dos Comitês de Bacia da RMF
Data: 20 de novembro
Local: Cogerh (Rua Adualdo Batista, 1550 – Parque Iracema)
Horário: 8h30
Baixe Aqui
Clique nos links abaixo para fazer download dos arquivos:
Atendimento à Imprensa
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Henrique Silvestre
Contatos: (85) 3195.0718 / (85) 3195.0719 / (85) 9 8866.9963
E-mails: ascom@cogerh.com.br / henriques.silvestre@gmail.com