Cogerh segue realizando ações de manutenção preventiva em açudes do Estado

Durante a quarentena, serviços de limpeza e obras de manutenção preventiva continuam acontecendo em reservatórios do Ceará 

 

 

Mesmo com a rotina de trabalho modificada em função da prevenção ao Coronavírus, a Cogerh segue empenhando esforços para garantir os serviços de limpeza e obras de manutenção preventiva em barragens do Estado. Nesta semana, os açudes Carnaubal, o Trussu e a estação de bombeamento do reservatório Orós passaram por medidas pontuais de manutenção. A ação é uma iniciativa que faz parte da rotina da Companhia e segue sendo realizada, por ser serviço essencial, durante o período de isolamento social recomendado por autoridades sanitárias do mundo todo.

Equipes de manutenção da Cogerh realizaram a correção preventiva do açude Carnaubal, em Crateús. A ação ocorreu após as últimas chuvas, cujo efeito provocou erosões na estrutura. “De forma proativa, a regional resolveu mitigar os efeitos danosos do grande fluxo de carros sobre a parede do reservatório, corrigindo os primeiros sinais erosão e devolvendo ao coroamento sua integridade física. Para isso foi aplicado um material mais resistente ao fluxo”, explicou Berthyer Peixoto, gerente de Manutenção da Cogerh, sobre o processo de recuperação. Equipes de limpeza também retiraram o aglomerado de vegetação presente no açude.

A reservatório Trussu, no município de Iguatu, também passou por ação preventiva de manutenção e limpeza. Entre os serviços realizados estavam: limpeza da parede, correções de erosão, manutenção de meio fio e drenagem. A ação foi realizada pelo Dnocs, em parceria com a unidade regional da Cogerh, em Iguatu. Ainda na região centro-sul do Ceara, a Estação de Bombeamento do Orós passou por ações de manutenção elétrica durante a última quinta-feira(02). A medida é rotineira e continua durante o período de chuvas.

Saiba mais: Serviços de manutenção e limpeza

A manutenção e limpeza sistemática ao redor das barragens são preparadas frequentemente pela Companhia e executada pelas gerências regionais espalhadas pelo Estado. São trabalhos de roço, pintura do meio fio, retirada de lixo e outros pequenos reparos, com recursos e material da própria Companhia.

Atendimento à Imprensa

Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Henrique Silvestre
Contatos: (85) 3195.0718 / (85) 3195.0719 / (85) 9 8866.9963
E-mails: ascom@cogerh.com.br / henriques.silvestre@gmail.com