Cogerh estende serviços por meio de canais virtuais e mantém ações de manutenção nos reservatórios

Durante a quarentena, a Cogerh segue realizando serviços de atendimento através de canais virtuais oficiais e assegura manutenção sistemática das barragens

 

Como forma de prevenção ao novo Coronavírus e pensando na maior comodidade e segurança da população, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) segue ofertando seus serviços através de canais virtuais de atendimento. Os canais oficiais reúnem serviços de outorga de direito de uso da água, informações sobre fiscalização do uso dos recursos hídricos, além de esclarecimentos sobre cobrança do uso da água bruta.

O mais recente serviço online implementado, o Outorga Online, já registrou mais de 150 cadastros e 45 pedidos de outorga, em pouco mais de um mês de uso. O gerente de Outorga e Fiscalização da Cogerh, Marcílio Caetano, explica que a plataforma online é o passo inicial para a simplificação do processo de concessão de outorgas. “Agora, o pedido de outorga pode ser feito de forma digital por qualquer pessoa e de qualquer lugar do Ceará. Isto simplifica o fluxo. A ideia é enxugar ainda mais etapas, atendendo às necessidades dos consumidores neste período de pandemia e ao mesmo tempo cumprindo as novas premissas trazidas pelo Programa Ceará Veloz”, explicou.

A obtenção da outorga de direito de uso das águas nos poços instalados na RMF também pode ser requisitada via Outorga Online. A Campanha que flexibiliza a regularização de poços em Fortaleza e Região Metropolitana, iniciada em julho de 2019, ainda está em vigor e abrange principalmente condomínios e residências da RMF.

Já para denúncias do uso indevido dos recursos hídricos superficiais ou subterrâneos, o cidadão pode enviar e-mail para o canal fiscalizacao@cogerh.com.br. Os serviços de fiscalização seguem sendo realizados em todo o território cearense obedecendo as restrições de segurança de combate ao novo Coronavírus. “Todos os nossos colaboradores de campo estão seguindo as premissas de segurança, usando máscaras e demais EPI’s adequados. Estamos evoluindo e buscando nos adequar a nova realidade, sem deixar de realizar os serviços essenciais imprescindíveis à população”, ressaltou o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias.

Serviços de manutenção preventiva nos reservatórios monitorados

Mesmo no contexto de pandemia a Cogerh segue realizando os serviços de limpeza e obras de manutenção preventiva em barragens do Estado. No último mês, os açudes Carnaubal, na região de Crateús, o Trussu, em Iguatu,  e a estação de bombeamento do reservatório Orós passaram por medidas pontuais de manutenção.

A ação é uma iniciativa que faz parte da rotina da Companhia e segue sendo realizada, por ser serviço essencial, durante o período de isolamento social recomendado por autoridades sanitárias do mundo todo.

Veja aqui os canais oficiais de comunicação da Cogerh neste período de pandemia: 

 

Atendimento à Imprensa

Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Henrique Silvestre
Contatos: (85) 3195.0718 / (85) 3195.0719 / (85) 9 8866.9963
E-mails: ascom@cogerh.com.br / henriques.silvestre@gmail.com