Sertões de Crateús: Comitê demarca área de proteção em nascentes do Rio Poti
Visita técnica ao local contou com a participação de grupo de trabalho do CBH e teve o intuito de definir área de proteção onde serão investidos os recursos do Procomitês
A diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús – CBHSC realizou uma visita técnica à nascente do rio Poti, na última terça, 20, com o objetivo de verificar a situação do local e definir o perímetro a ser cercado para proteção da nascente, bem como definir outras ações que contribuam com sua preservação. A visita foi realizada juntamente com o Grupo de Trabalho (GT) formado para discutir a utilização das duas primeiras parcelas dos recursos financeiros provenientes do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacia (Procomitês).
Na ocasião da visita, o grupo identificou que a área da nascente possui boa quantidade e diversidade de cobertura florestal, não havendo a necessidade de reflorestamento mas sim de enriquecimento com espécies frutíferas nativas que possam garantir alimento para alguns animais.
Uma vez que as nascentes são perenes, o local em meio ao sertão já é um refúgio natural para animais em busca de água no período de estiagem. Com a presença de alimentos por meio da introdução de espécies frutíferas, a região se tornaria ainda mais atraente devido a oferta de alimento, acarretando assim um enriquecimento também na fauna local.
O grupo concluiu ainda que o espaço necessita da “abertura” de trilhas, uma vez que para acessar a nascente é necessário abrir caminho na mata e que a cada visita é aberto um novo caminho. Assim, a equipe identificou essa fragilidade e definiu que além da abertura das trilhas é necessário também sinalizá-las. Foi decidido também que a área a ser cercada deverá envolver, além da nascente, o local chamado “Gruta do Fundão”, onde há também um pequeno manancial. Foi realizada a marcação com GPS e feito um esboço tracejando a localização do futuro cercamento.
Participaram da visita técnica os integrantes do Grupo de Trabalho para construção da proposta de utilização do recurso do Procomitês e a diretoria do CBHSC, composta por: Nilce Pereira, presidente; Enoch Coutinho, vice-presidente; Cícero Lacerda, secretário; e Teobaldo Marques, secretário-adjunto.
Estavam presentes a secretária executiva de Meio Ambiente de Quiterianópolis, Jéssica Vale, e o Secretário de Gestão e Articulação Política de Quiterianópolis, Manoel Coutinho. Representando a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, participaram do Núcleo de Gestão Participativa da regional de Crateús Ewerton Torres, coordenador, e as técnicas Edna Nascimento e Nayara Carvalho.
Comenda Zaranza
A ocasião contou ainda com a entrega da Comenda Zaranza a Antônio Saraiva Leandro, o “Sr. Bitonho”, que, por indicação do CBHSC, em 2019, foi agraciado com a comenda, mas devido a problemas de saúde não pode comparecer à cerimônia de entrega da honraria.
O momento foi de grande simbologia para o grupo, uma vez que o Sr. Bitonho é considerado pelos membros do Comitê como um guardião da nascente do rio Poti. Ao longo de sua vida, o ambientalista prestou um extenso serviço ao rio, sempre lutando pela preservação da sua nascente. Assim, a entrega da Comenda no local das nascentes – somada à notícia de que o CBHSC está construindo uma proposta de cercamento da área – foi marcante e simbólica para o homenageado.
Atendimento à Imprensa
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Henrique Silvestre
Contatos: (85) 3195.0718 / (85) 3195.0719 / (85) 9 8866.9963
E-mails: ascom@cogerh.com.br / henriques.silvestre@gmail.com