Comissões Gestoras dos açudes Benguê e Muquém acompanham andamento das operações previstas para 2020.2
O Comitê de Bacia do Alto Jaguaribe, que é o órgão colegiado gestor dos recursos hídricos da região, foi quem definiu as premissas da operação dos reservatórios para o segundo semestre de 2020
Em encontro virtual com a gerência regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) em Iguatu, as Comissões Gestoras dos reservatórios isolados Benguê e Muquém, na região da Bacia do Alto Jaguaribe, acompanharam os resultados da operação prevista para o segundo semestre de 2020 nos respectivos reservatórios. A operação ocorre com base nas decisões aprovadas pelo Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe.
No açude Bengue, a operação teve início no último dia 15 de setembro e atendeu a um trecho de 26 km até o Distrito São Nicolau. A operação foi encerrada no último dia 14 de outubro e a válvula do reservatório foi fechada, permanecendo assim até o dia 31/01/2020. A operação atendeu a vazão média de liberação de água acordada pelo Comitê de 50 L/S.
A Cogerh também apresentou os dados de monitoramento e operação do açude Muquém. A Comissão Gestora do reservatório acompanhou a operação 2020.2, cuja vazão média aprovada foi de 300 L/S. No caso do açude Muquém, ainda continua a perenização do trecho de 11 km. A ação é para atendimento das sedes municipais de Jucás e Cariús. A operação contou ainda com uma descarga – já finalizada – de água que atingiu 22 km até a captação da comunidade São Pedro do Norte, já na divisa com Iguatu. O final da operação geral no reservatório Muquém será em 31/01/2021.
O comitê de Bacia do Alto Jaguaribe, que é o órgão colegiado gestor dos recursos hídricos da região, foi quem definiu as premissas da operação dos reservatórios para o segundo semestre de 2020, incluindo a vazão média de liberação pela válvula.
A opção por uma decisão centralizada no Comitê foi necessária devido às dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19. Entre os percalços, estava a dificuldade de encontro efetivo das comissões gestoras para deliberação da operação dos respectivos açudes. De acordo com o regimento interno do comitê de Bacia e com a política estadual de recursos Hídricos, é a Comissão Gestora quem define a gestão de águas dos açudes isolados dentro de uma bacia ou região Hidrográfica.
Atendimento à Imprensa
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Henrique Silvestre
Contatos: (85) 3195.0718 / (85) 3195.0719 / (85) 9 8866.9963
E-mails: ascom@cogerh.com.br / henriques.silvestre@gmail.com