Programa Água Doce: 100 novos sistemas serão instalados no Ceará

O anúncio foi realizado durante o 9º Encontro Estadual do Programa Água Doce – PAD, que reuniu de forma virtual, gestores estaduais e municipais, para apresentação das últimas ações no Ceará

O Governo do Ceará, através da Secretaria dos Recursos Hídricos, realizou nesta quarta-feira (18) o 9º Encontro Estadual do Programa Água Doce – PAD, que aconteceu pela primeira vez de forma virtual. O evento discutiu temas importantes como gestão compartilhada e cuidados com a água dessalinizada e contou com a participação de representantes das comunidades beneficiadas, bem como gestores municipais, estaduais e federais. Representaram o Governo do Ceará, os secretários executivo e executivo de Planejamento e Gestão da SRH, Aderilo Alcântara e Ramon Rodrigues.

Durante o encontro o coordenador nacional do Programa Água Doce, Alexandre Saia, anunciou a implantação de mais 100 sistemas de dessalinização do Água Doce para o Estado do Ceará. “Teremos uma suplementação orçamentária para o PAD com aquisição de novos sistemas do Água Doce para vários estados, entre eles o Ceará onde está previsto novos 100 sistemas para implantação de 2020 a 2025”.

O coordenador ainda apresentou a possibilidade dos sistemas evoluírem, com avanço na agricultura biossalina e na utilização de energia solar. “Estamos fazendo mudanças baseadas em experiências que deram certo e provavelmente teremos muitas novidades nos novos sistemas a serem implantados e até mesmo, nos que já estão em funcionamento”, anunciou.

O Ceará foi o primeiro Estado a cumprir a meta física de implantação, entregando 252 sistemas em funcionamento dentro do prazo estipulado. Atualmente, os sistemas já estão na fase de manutenção que acontece em parceria com o Instituto Sisar. A coordenadora estadual do PAD, Mércia Sales, apresentou os dados atualizado do Programa, com ênfase na importância dos encontros. “É através dos encontros com as comunidades que conseguimos cada vez mais melhorar e ajudar nos problemas enfrentados. Precisamos sempre do feedback das pessoas que estão no dia a dia em uso com o sistema, consumido aquela água, para sabermos onde precisamos melhorar, onde precisamos ajudar com alguma manutenção. Fora isso, também temos os nossos técnicos de campo que visitam os sistemas e ajudam as comunidades com os sistemas”.

O PAD no Ceará foi um investimento de R$53 milhões para implantação 252 sistemas de dessalinização que estão beneficiando comunidades de 44 cidades do Ceará com aproximadamente 120 mil pessoas. O Programa Água Doce é uma ação do Governo Federal, coordenado atualmente pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com os Governos Estaduais e Municipais, que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização de águas salobras e salinas, atendendo prioritariamente as populações de baixa renda, em comunidades difusas do semiárido.

Atendimento à Imprensa

Secretaria dos Recursos Hídricos  (SRH)
Marina Filgueiras
Contato: (85) 3101.3999 / (85) 9 8730.6462
E-mail: marina.filgueiras@srh.ce.gov.br