Especial Açudes: Germinal ajuda no abastecimento humano e na perenização do Rio Pacoti

O Germinal reforça o abastecimento das cidades de Palmácia e distritos de Pacoti

A barragem Germinal, localizada entre os municípios de Palmácia e Pacoti, foi inaugurada pelo governador Camilo Santana para suprir a demanda de abastecimento público da região e hoje beneficia mais de 13 mil famílias do Maciço de Baturité.

O equipamento tem capacidade de armazenamento de 2.014.427 milhões de metros cúbicos de água e atende a população do município de Palmácia e das localidades da zona rural de Gado dos Rodrigues, Volta do Rio, Santa Maria, Gado dos Ferros, Boqueirão e Rochedo.

Além do abastecimento, a obra ajuda a perenização do Rio Pacoti. Outro destaque para o Germinal é sua beleza, a obra é também é vista como uma atração turística da região.

Sangria

Por dois anos seguidos a barragem Germinal está entre os primeiros açudes em sangria no Estado do Ceará. Em 2020 o açude foi o primeiro reservatório cearense monitorado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) a sangrar. Em 2021 o açude foi o terceiro reservatório a sangrar no Ceará, também segundo dados da Cogerh.

Confira a sangria do açude Germinal no ano de 2021:

 

Atendimento à Imprensa

Secretaria dos Recursos Hídricos
Marina Filgueiras
Contato: (85) 3101.3999 / (85) 9 8730.6462
E-mail: marina.filgueiras@srh.ce.gov.br