Ceará segue com previsão de chuva, mas com acumulados menos expressivos e mais isolados
A última semana do ano de 2021 começa com tendência de redução das chuvas após um fim de semana com acumulados expressivos e abrangentes, a tendência é que haja redução dos acumulados até a próxima quarta-feira (29).
De acordo com previsão elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para esta segunda-feira (27), ainda há expectativa de precipitações em todas as macrorregiões, porém, com menor intensidade – entre fraca e moderada – passageira e de forma isolada.
Para terça-feira (28), o destaque continua para as chuvas previstas no sul do Sertão Central e Inhamuns, no Cariri e no litoral, que tendem a acontecer, principalmente, da madrugada ao início da manhã e ainda no final da noite. Em geral, as chuvas previstas ocorrerão em virtude de áreas de instabilidade, bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.
Por fim, na próxima quarta, a Funceme aponta céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com baixa possibilidade de chuva na faixa litorânea e no Cariri.
As precipitações esperadas para os próximos dias se dão, principalmente, devido à formação de áreas de instabilidade associadas à presença de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é uma banda de nuvens com orientação noroeste-sudeste, se estendendo da região amazônica até o sudeste do Brasil, podendo também alcançar o sul do Nordeste, como atualmente.
Atendimento à Imprensa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
Felipe Lima
Contato: (85) 3101.1099 / (85) 9 8727.1557 / (85) 9 8814.4194
E-mail: comunicacao@funceme.br