Cogerh investe em energia solar e assina ordem de serviço para instalação de placas fotovoltaicas na sede, em Fortaleza
Priorizando o investimento em energia limpa e sustentável, a Cogerh assinou, na manhã desta terça-feira(22), a ordem de serviço para instalação de placas fotovoltaicas no estacionamento da sede da Companhia, em Fortaleza.
O presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, o diretor Administrativo-Financeiro, Denilson Fidelis, o assessor Jurídico, Assis Rabelo, o assistente Jurídico, Carlos Mota, e o gerente Administrativo, Pedro Gonçalves, participaram do momento de assinatura da ordem de serviço na sala da presidência da Cogerh, com o representante da empresa contratada para a execução dos serviços.
Os recursos para a instalação e aquisição das placas somam montante de R$ 1,4 milhão, obtidos a partir de investimentos próprios da Cogerh. Estima-se que o novo arranjo vai proporcionar economia de cerca de 25% na conta de energia, além de contribuir para adoção de um sistema limpo e renovável nas instalações da Cogerh.
As placas solares contam com uma potência de 182,8 kWp (quilowatt pico) eserão divididas em duas partes: uma na lateral esquerda do estacionamento, com área de 293,60m², e outra na porção direita do estacionamento, com área de 517m².
Segundo contrato firmado entre as partes, a obra terá duração de até seis meses, a contar da data a assinatura da ordem de serviço.
Energia Solar em Estruturas Hídricas da Companhia
Conforme adiantou o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, a expectativa é de expandir a adoção da energia solar para outras estruturas sob responsabilidade da Cogerh, a exemplo de canais e estações de bombeamento.
A priorização de investimentos no setor energético já é realidade na Cogerh. O diretor Administrativo da Companhia, Denilson Fidelis, ressaltou a recente adoção de um PMI – Procedimento de Manifestação de Interesse, movido pelo Governo Federal, que visa a operação e manutenção de centrais de energia elétrica fotovoltaica por entidades interessadas.
Ainda segundo Denilson, a ideia é utilizar parte do espelho d’água dos açudes e também do Eixão das Águas – estrutura que liga o Castanhão ao Sistema Hídrico Metropolitano – para produzir energia solar. “O objetivo é produzir energia nestes espaços e aplicar nas estações de bombeamento, e o que sobrar, jogar na rede”, explicou.
Atendimento à Imprensa
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Henrique Silvestre
Contatos: (85) 3195.0718 / (85) 3195.0719 / (85) 9 8866.9963
E-mails: ascom@cogerh.com.br / henriques.silvestre@gmail.com