
Gestores do sistema de Recursos Hídricos visitam ETA Oeste
A ETA Oeste abastece as cidades de Fortaleza e Caucaia e opera atualmente com uma vazão de um 1,1m³/s, com capacidade de expansão de produzir até 5m³/s
Capitaneados pelo Secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, dirigentes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) visitaram na última sexta-feira (29) a Estação de Tratamento de Água Oeste (ETA Oeste) e o sistema adutor Taquarão, no município de Caucaia. Os gestores inspecionaram as instalações e acompanharam as etapas de tratamento da água que abastece parte de Fortaleza e o município de Caucaia. Participaram da visita o diretor presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, além dos diretores de Operações e Planejamento da Companhia, Bruno Rebouças e Elano Joca, respectivamente.
Na oportunidade, os gestores reuniram-se com o coordenador de Produção da ETA, Airton Lima, para verificar as instalações, as etapas de tratamento e as necessidades operacionais da estação. Além disso, o intuito da visita foi de reforçar a integração entre os entes do Sistema de Recursos Hídricos do Estado, conforme frisou o diretor presidente da Cogerh, João Lúcio Farias.
“Cogerh e Cagece trabalham bastante em conjunto e esta visita reforça ainda mais a preocupação com a gestão integrada dos Recursos Hídricos, no sentido de detectar as necessidades e trabalhar por melhorias”, comentou Farias. A água bruta ofertada e tratada na ETA Oeste vem do reservatório do Gavião, na Região Metropolitana de Fortaleza – o qual é operado pela Cogerh.
A ETA Oeste abastece as cidades de Fortaleza e Caucaia e opera atualmente com uma vazão de um 1,1m³/s, com capacidade de expansão de produzir até 5m³/s. Segundo supervisor do local, Airton Lima, a água é totalmente aproveitada na estação, através de ações de reúso. “É utilizada tecnologia de dupla filtração, e toda água das lavagens dos filtros retornam para o início do tratamento. O tratamento destas águas é realizado por uma “Estação de Tratamento de Resíduos Gerados – ETRG”, explicou.
Taquarão
O sistema suplementar à construção da ETA, o Taquarão, garante a redução de perdas do sistema devido ao melhor equilíbrio das pressões nas redes de distribuição da zona oeste da RMF. O reservatório comporta até 40.000 m³ de água e representa aumento da confiabilidade do sistema no caso de necessidade de manutenção no sistema Gavião-Ancuri e redução de custos com energia elétrica.
Atendimento à Imprensa
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Henrique Silvestre
Contatos: (85) 3195.0718 / (85) 3195.0719 / (85) 9 8866.9963
E-mails: ascom@cogerh.com.br / henriques.silvestre@gmail.com