Comitê do Banabuiú aprova parâmetros de Alocação Negociada para 2022.2

Colegiado definiu parâmetros de Alocação para três reservatórios

O Comitê do Rio Banabuiú realizou na terça-feira (14) sua 20ª Reunião Extraordinária. Na ocasião, foram definidos os parâmetros de Alocação Negociada de Água para os açudes que irão operar no 2º semestre de 2022, além de uma apresentação sobre o Plano de Bacia da Região Hidrográfica do Rio Banabuiú.

Parâmetros de Alocação Negociada de Água

O Comitê definiu e aprovou os parâmetros de Alocação para três açudes que irão operar no 2º semestre:

Açude Cipoada – Mínimo: 5L/s – máximo: 60L/s

Açude Poço do Barro – Mínimo: 5L/s – máximo: 300L/s

Açude São José II – Mínimo: 25L/s – máximo: 100L/s

Para o Açude Patu (Senador Pompeu), foi apenas aprovado um possível cenário de operação, no qual o Açude poderá operar com 120L/s.

Plano de Bacia

Durante a reunião, a pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Sandra Aquino, explanou sobre a elaboração do Plano de Bacia.

O Plano de Bacia é estruturado em três processos: o 1º (Diagnóstico), visa à caracterização da bacia hidrográfica, como também a oferta (quantidade, qualidade, superficial e subterrânea) e a demanda de uso. O 2º (Prognóstico), leva em consideração os cenários de demanda, oferta e conflitos para os próximos 30 anos. O 3º (Planejamento) visa os Programas e ações que serão realizados pelo comitê de Bacia.

O objetivo da atualização do plano de bacia é propor ações e estratégias que proporcionem a melhoria da segurança hídrica, para a minimização da ocorrência de conflitos pelo uso dos recursos hídricos, levando em consideração a análise de avaliação das secas e cheias da Sub-Bacia, o entendimento de problemas ambientais e o levantamento de informações sobre a estrutura da demanda hídrica e as questões relacionadas ao saneamento ambiental.

A reunião foi realizada na Câmara Municipal de Banabuiú e estiveram presentes na reunião 36 instituições, sendo 12 instituições de forma presencial e 26 instituições de forma online. A reunião também foi transmitida pelo canal do YouTube do CSBH Banabuiú e está disponível na plataforma.

Atendimento à Imprensa

Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Henrique Silvestre 
Contatos: (85) 3195.0718 / (85) 3195.0719 / (85) 9 8866.9963
E-mails: ascom@cogerh.com.br / henriques.silvestre@gmail.com