Seminário na Cogerh debate Águas Subterrâneas no Ceará

Estudos aplicados em mananciais subterrâneos cearenses e sua utilização como alternativa ao enfrentamento da seca são foco do evento.

Teve início na última terça, na sede da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o Seminário de Águas Subterrâneas que apresenta os resultados dos estudos desenvolvidos nos aquíferos cearenses, bem como traz palestras de convidados especialistas no assunto. A abertura foi conduzida pelos representantes do setor de sistema hídrico do Ceará, o presidente da Cogerh, João Lucio Farias, o superintendente da Sohidra, Yuri Castro, o supervisor de Recursos Hídricos da Funceme, Porfírio Sales, e o secretário Executivo da SRH, Aderilo Alcântara.

Hoje (07) a programação segue com a participação dos professores convidados, Ricardo Hirata (USP) e Didier Gastmas (UNESP). Eles farão parte da mesa-redonda que irá discutir os desafios da gestão de águas subterrâneas. As professoras Sônia Casconcelos (UFC) e Marlúcia Santiago (UFC) também farão parte da mesa de discussão.

As águas subterrâneas assumiram papel fundamental no enfrentamento aos efeitos da estiagem que assolou o estado nos últimos seis anos. O Governo Camilo Santana é responsável pelo maior programa de perfuração de poços já implementado no Ceará. De 2015 pra hoje foram construídos 41% de todos os poços feitos ao longo dos 30 anos de existência da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra).

O agravamento da seca fez com que mesmo cidades encravadas nos sertões, sobre o embasamento cristalino, onde a água subterrânea é escassa, passassem ser abastecidas a partir de poços profundos. Produtores rurais – da agropecuária irrigada e da carcinicultura também passaram a manter seus investimentos a partir de água subterrânea.

A busca pela diversificação de fontes hídricas para a Região Metropolitana de Fortaleza encontrou um forte aliado nos estudos desenvolvidos pela Cogerh sobre o aquífero Dunas. “Esse estudo foi desenvolvido a partir de 2011, do Pecém ao Paracuru, e nos proporcionou agora, no momento de maior escassez, a segurança para explorar a água subterrânea daquela região”, comenta João Lúcio Farias, Presidente da Cogerh.

Além das Dunas do Pecém/Paracuru, a Cogerh desenvolveu estudos nos aquíferos das regiões do Cariri, Ibiapaba e Chapada do Apodi. “Além dos estudos feitos, a companhia mantém equipamentos instalados em dezenas de poços para monitorar o nível da água. Dessa forma, podemos ter garantia de uma exploração sustentável do aquífero”, comenta Farias.

Atendimento à Imprensa

Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Henrique Silvestre
Contatos: (85) 3195.0718 / (85) 3195.0719 / (85) 9 8866.9963
E-mails: ascom@cogerh.com.br / henriques.silvestre@gmail.com