Apagão: Abastecimento entra em fase de equilíbrio em Fortaleza e RMF

Sobre o abastecimento em Fortaleza e nos municípios atendidos pelo sistema integrado da Região Metropolitana (Caucaia, Maracanaú, Eusébio e parte de Itaitinga), a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa que o abastecimento ainda encontra-se em fase de equilíbrio. A estabilização do sistema deverá ocorrer em até 48 horas, nas áreas mais elevadas ou localizadas em ponta de rede.

Como o sistema funciona por pressão, a distribuição acontece de forma gradativa até que as redes estejam pressurizadas por completo. Desta forma, alguns bairros de Fortaleza e cidades da RMF ainda podem apresentar baixa pressão ou desabastecimento.

Na última quarta-feira (21), devido ao apagão de energia elétrica que atingiu todo o Ceará, as Estações de Tratamento de Água (Gavião e Oeste), que abastecem o sistema integrado de Fortaleza e RMF, ficaram sem funcionar durante cinco horas, causando suspensão na distribuição de água para as cidades atendidas.

A Cagece reforça que tem empreendido esforços operacionais no sentido de garantir o retorno completo do abastecimento. Porém, para que o sistema seja normalizado de forma mais rápida, a companhia orienta a população que a água distribuída seja consumida de forma moderada, privilegiando as atividades essenciais e o consumo humano.

Em casos de desabastecimento, a população pode entrar em contato com a Cagece pelos canais de atendimento disponíveis como a Central de Atendimento (0800.275.0195), o aplicativo Cagece Mobile (disponível para Android e iOS) ou por meio do chat online, no portal da Cagece (www.cagece.com.br).

Atendimento à Imprensa

Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)
Dalviane Pires
Renata Nunes
Contato: (85) 3101.1826 / (85) 9 8878.8932
E-mail: comunicacaocagece@gmail.com