
Dessalinizador solar: Modelo implantado na Paraíba pode chegar ao Ceará em 2019
De acordo com a SDA, a intenção é que uma unidade demonstrativa do projeto seja implantada ainda em 2019
Técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio da Coordenadoria de Programas e Projetos Especiais (COPPE), estiveram entre os dias 4 e 7 de dezembro de 2018, na Paraíba, para conhecer a experiência de implantação de um dessalinizador solar por evaporação. O intercâmbio com o estado vizinho foi viabilizado por meio de uma parceria com o Núcleo de Extensão Agroecológico (NERA), da Universidade Estadual da Paraíba que á possui o modelo implantado. A intenção da SDA é implementar uma unidade demonstrativa no Ceará em 2019.
Desenvolvida pelo professor Francisco Loureiro da UEPB/NERA, a tecnologia social promove a retirada dos sais dissolvidos na água, e elimina os microrganismo patógenos, fazendo com que a água salobra atenda os pré-requisitos de potabilidade. Durante a visita os técnicos da secretaria participaram ainda do IV Encontro de Extensão, Pesquisa e Inovação em Agroecologia, realizado no Campus do IFPB. O grupo visitou os municípios de São Vicente do Seridó, Pedra Lavrada e Caraúbas, onde 4 comunidades foram beneficiadas com o projeto.
O dessalinizador solar consiste em uma caixa construída com placas pré-moldadas de concreto, totalizando uma área de 4 m², com cobertura de vidro, que possibilita a passagem da radiação solar. Com isso, aumenta-se a temperatura dentro do dessalinizador, fazendo com que ocorra a evaporação da água armazenada. Apenas uma unidade pode fornecer até 16 litros por dia, dependendo da radiação solar e da salinidade da água.
“Com o intercâmbio realizado, foi possível constatarmos uma experiência exitosa e os inúmeros benefícios socioeconômicos e ambientais, através da disponibilidade de água potável que o projeto possibilita, com baixo custo de implantação, manutenção, e utilização de energia renovável no dessalinizador solar que retira os sais da água e elimina os microrganismos, fornecendo água de qualidade para o consumo humano”, comenta o engenheiro agrônomo da SDA, Nelson Sombra. Participaram ainda do encontro os técnicos da COPPE Olavo C. Moreira e Fladimir Farias e Vitor nobre, do NERA.
Atendimento à Imprensa
Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA)
André Gurjão
Contatos: (85) 3101-8137 / (85) 9 9809.5047
E-mails: andre.gurjao@sda.ce.gov.br
Erivelton Celedônio
Contato: (85) 3101.8137/ (85) 3101.8105 / (85) 9 9747.2967
E-mail: erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br