Ceará segue apresentando tendência de céu claro e tempo seco
Com o fim da Pós-Estação, o Ceará segue apresentando condições estáveis de tempo neste início de agosto. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão é de predomínio de céu claro em todas as macrorregiões até quinta-feira (6), pelo menos.
Em análise de imagem de satélite realizada na tarde desta terça (4), os meteorologistas apontaram a existência de áreas de instabilidade sobre o oceano Atlântico, ao norte do Nordeste, porém, a tendência é de não influenciarem as condições do tempo do Ceará.
Com poucas nuvens e sem cenário favorável a precipitações, o estado deve apresentar baixa umidade do ar, principalmente no centro-sul no período da tarde. Na tarde de hoje, Iguatu e Tauá apresentaram taxa de 20%.
Neste período, o tempo seco apresenta-se de maneira mais habitual. As condições de baixa umidade relativa do ar precisam ser observadas porque podem causar impacto na saúde da população. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica os níveis de umidade relativa do ar nas seguintes proporções:
– Estado de observação: 40% a 31%;
– Estado de atenção: de 30% a 21%;
– Estado de alerta: de 20% a 12%.
Em relação a ventos, segue a tendência de ventos mais intensos. Vale ressaltar que ainda está vigente o aviso de vento forte emitido pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM). O aviso é para o oceano, porém, podemos ter rajadas de vento forte sobre o continente. O mesmo tem validade até a manhã de quarta-feira (5).
Atendimento à Imprensa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
Felipe Lima
Contato: (85) 3101.1099 / (85) 9 8727.1557 / (85) 9 8814.4194
E-mail: comunicacao@funceme.br